Projetos de Pesquisa - Faculdade de Letras
Coordenação |
Projeto (s) de Pesquisa |
|
André Marques do Nascimento |
Letramentos acadêmicos em zonas de contato: trajetórias de estudantes indígenas na pós-gradução |
andremarques@ufg.br |
Alba Cristhiane Santana |
Significações sobre a Psicologia Escolar e Educacional: desafios e possibilidades em contextos educativos de Goiânia |
alba_mata@ufg.br |
Ana Beatriz Barbosa de Souza |
Identidades, religião e o ensino-aprendizagem de línguas |
ana.souza@ufg.br |
Antonio Corbacho Quintela |
A concepção do turismo no estado novo e as viagens, e os livros de viagem, de galegos no Brasil |
corbachoq@ufg.br |
Alexandre Ferreira Costa |
Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira |
alexandrecosta@ufg.br
|
Allice Tolledo Lima da Silveira |
Os discursos sobre o português do/no Brasil: língua, raça e história |
allicetoledo@ufg.br |
Aline da Cruz |
O Mistério do Nheengatu: Pidgin, crioulo ou uma língua descendente do Tupinambá? |
acruz@ufg.br |
Andréa dos Guimarães de Carvalho |
1. Ensino de LIBRAS na creche escola e no ensino fundamental 2. Construção de materiais didáticos para o ensino de LIBRAS L1 E L2 na creche escola e primeira fase do ensino fundamental |
andrea_carvalho@ufg.br |
Arthur Ângelo Bispo de Oliveira |
1. Monitoramento da Biodiversidade nos municípios de Niquelândia e Barro Alto, GO 2. Aves do estado de Goiás: informação para conservação |
|
Carla Janaína Figueredo |
Língua-sistema versus língua-discurso: dialógos entre pilares da arquitetônica de Bakhtin e a formação linguística-docente de graduandos em Letras-Inglês da UFG |
carlajanaina@ufg.br |
Carlos Abs da Cruz Bianchi |
1. Araras de Goiânia 2. Aves em cavidades de cupinzeiros do cerrado |
cbianchi@ufg.br |
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva |
Elaboração de materiais didáticos para aulas de Espanhol no ensino médio: a relação lingua(gem) e identidade (s) em foco |
cleidimar@ufg.br |
Christiane Cunha de Oliveira |
A tipologia das línguas brasileiras |
|
Diego Mauricio Barbosa |
1. Qualidade na Tradução e Interpretação: Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa 2. Laboratório de tradução audiovisual acessível (LabTavi) |
diego.barbosa@ufg.br |
Dilys Karen Rees |
A compreensão dos fluxos liguístico-culturais de textos literários canônicos e não canônicos: uma visão intercultural crítica |
dilys@ufg.br |
Edna Silva Faria |
1. Semiótica, semissimbolismo e multimodalidade: o símbolo e as diversas linguagens 2. Das Paixões à Afetividade – uma historiografia do percurso passional e afetivo |
|
Elena Ortiz Preuss |
1. Interação entre funções executivas e desenvolvimento linguístico típico e atípico de L1 e/ou L2 2. Interação entre diferenças individuais e intervenções pedagógicas na aquisição de segunda língua 3. Desempenho linguístico de pessoas com demência frontotemporal: uma análise neuropsicolinguística |
elena@ufg.br |
Eliane Marquez da Fonseca Fernandes |
CRIARCONTEXTO: estudos linguísticos nas interfaces entre texto, discurso e ensino |
|
Elza Kioko N. M.do Couto |
NELIM: Estudos da linguagem, ecolinguística e a língua como interação imaginário, memória, nas modalidades do texto literário, midiático, oral e coloquial |
elza.couto@ufg.br |
Fabiane Ferreira da Silva Moraes |
1. Construções discursivas sobre a surdez: análise do discurso oficial 2. Variantes geográficas na Língua Brasileira de Sinais |
fabianemoraes@ufg.br |
Flávio Pereira Carmargo |
Formas e tendências da narrativa brasileira contemporânea |
flaviocamargo@ufg.br |
Francisco José Quaresma de Figueiredo |
1. Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais 2. Ser brasileiro em Portugal: relatos de experiências de aprendizagem dos participantes do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) |
franciscofigueiredo@ufg.br |
Gláucia Vieira Cândido |
Reconstrução histórica da família pano: uma proposta de proto-formas fonológicas e lexicais |
glaucia_candido@ufg.br |
Gláucia Xavier dos Santos Paiva |
A percepção dos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior sobre a disciplina de LIBRAS ofertada nos cursos de formação de professores |
glaucia.paiva@ufg.br |
Hildomar José de Lima |
1. Educação linguística para a formação docente na pluridiversidade: uma análise da Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos – MEC/2021 2. Translinguajamentos: traduzindo realidadessociolinguísticas transculturais |
hildomar_lima@ufg.br |
Jamesson Buarque de Souza |
Poesia das Margens |
jamesson@ufg.br |
Joana Plaza Pinto |
Sobre metapragmáticas, subjetivação e redistribuição da materialidade semiótica entre estudantes migrantes |
joplazapinto@ufg.br |
Jorge Alves Santanta |
Marcadores da alteridade em acontecimentos socioestéticos transversais nos Estudos Literários e Culturais |
lcaj@ufg.br |
Juliana Guimarães Faria |
Formação de tradutores e intépretes de língua brasileira de sinais – língua portuguesa: um estudo sobre política, perfil docente, materiais didáticos e estado do conhecimento | |
Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel |
Literatura brasileira e narrativas juvenis brasileiras contemporâneas em três vertentes: especificidades estéticas, circulação editorial e recepção do jovem leitor |
larissacruvinel@ufg.br |
Leila Borges Dias Santos |
Judaísmo e mística em Clarice Lispector |
|
Leosmar Aparecido da Silva |
O Português Brasileiro numa perspectiva cognitivo-funcional: descrição, análise linguística e ensino |
silva515@ufg.br |
Lilian Abram dos Santos |
A pesquisa em linguística indígena no Brasil: um estado da arte |
lilian_abram@ufg.br |
Lílian Virgínia Pôrto |
Tradução e Gênero no Canadá e seus desdobramento |
lilianporto@ufg.br |
Lucielena Mendonça de Lima |
Discursos sobre os processos de ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas |
llima@ufg.br |
Marcelo Ferraz de Paula |
Lírica e testemunho |
marcelo2867@ufg.br |
Márcia Machado |
Etnopsicanálise e Literatura |
marciamachado9@gmail.com |
Marcilene Pelegrine Gomes |
As políticas curriculares para educação básica no Brasil: textos e contextos |
professoramarcilene@ufg.br |
Mariângela Estelita Barros |
Contextos ortográficos do sistema ELIS – reflexões linguísticas |
estelita@ufg.br |
Marco Antônio Almeida Ruiz |
Discurso e(m) redes digitais: acontecimento e memória |
marcoalmeida@ufg.br |
Margarida Rosa Ávares |
Os estudos da fala em interação e dos elementos culturais em contextos de ensino e aprendizagem de língua espanhola |
margarida@ufg.br |
Mirian Santos de Cerqueira |
Estágio curricular obrigatório no curso de licenciatura em português da faculdade de Letras da UFG: investigação, tecnologia e inovação |
mirian_cerqueira@ufg.br |
Mônica Veloso Borges |
Práticas decoloniais de letramento em línguas indígenas |
mvborges@ufg.br |
Neuda Alves do Lago |
Literatura e Cinema – o espaço intersemiótico |
|
Neuma Chaveiro |
1. Construção e validação de um instrumento para avaliação da atenção farmacêutica 2. Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais 3. Qualidade de vida de praticantes de Pilates no município de Goiânia
|
neumachaveiro@ufg.br |
Patrícia Roberta de Almeida C. Machado |
Meios e formas de socialização digital: em foco as tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de línguas |
patriciaracm@ufg.br |
Paulo Antônio Vieira Junior |
Estudos sobre o erotismo crítico e autocrítico na poesia brasileira de autoria feminina |
pauloantvie@ufg.br |
Priscila Renata Gimenez |
Literatura, Imprensa e Tradução |
priscilagimenez@ufg.br |
Renata Cristina Vilaça Cruz |
1. O mercado de trabalho de tradução e interpretação de língua brasileira de sinais: implicações para a formação 2. Formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais-língua portuguesa |
renatavilaca@ufg.br |
Renata Rocha Ribeiro |
Memórias da ditadura no romance brasileiro contemporâneo |
renatarribeiro@ufg.br |
Renata Rodrigues de Oliveira Garcia |
Sinais terminológicos da traumatologia e ortopedia: uma proposta de glossário virtual bilíngue Língua Portuguesa (LP) – Língua de Sinais Brasileira (LSB) |
renata.garcia@ufg.br |
Rodrigo Seixas Pereira Barbosa |
Por uma análise argumentativa integrada: estudos linguísticos-discursivos de consensos e dissensos no século XX e XXI |
rodrigo.seixas@ufg.br |
Rodrigo Vieira Marques |
1. A experiência do Pathos entre Fenomenologia e Psicanálise: estudos sobre o sofrimento humano 2. Subjetividade, memória e escrita no simbolismo francês |
rodrigomarques@ufg.br |
Rogério Santana |
Narrativas em tempos contemporâneos | |
Rubens Damasceno-Morais |
A dinâmica do discurso argumentativo – Estudo de interações agonais |
|
Rogério Max Canedo |
Literatura, história e formação social nas literaturas de língua portuguesa |
max_canedo@ufg.br |
Rosane Rocha Pessoa |
1. Praxiologias críticas, decoloniais e pós-humanistas na educação linguística e na formação de professoras/es de línguas 2. Perspectivas decolonais na formação de professoras/es de língua inglesa do estado de Goiás |
|
Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira |
1. INTER)AÇÕES: texto, discurso e leitura inter-relacionados com práticas de ensino de linguagem 2. DICE em Rede: Discurso, Cultura e Ensino 3. Linguística Forense: processos, estratégias e controbuições para Ciências Forenses |
rosangela.carreira@ufg.br |
Sebastião Elias Milani |
1. A manifestação do pensamento na criação da sociedade 2. Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás: historiografia-linguística da língua de Goiás na perspectiva da sociolinguística cognitiva |
sebas@ufg.br |
Solange Fiuza Cardoso Yokozawa |
1. Geografias Culturais Ibero-Americanas: Paisagens, Contato, Linguagens 2. Antologia comentada da crítica portuguesa de João Cabral de Melo neto |
solange_fiuza_yokozawa@ufg.br |
Tânia Ferreira Rezende |
1. Práticas interculturais de letramento no pluralismo sociolinguístico 2. Português indígena do Brasil Central: documentação e estudo das práticas sociolinguísticas dos aldeamentos indígenas de Goiás |
taferez@ufg.br |
Tarsilla Couto de Britto |
Modos e problemas de representação da crise da literatura: um desafio aos estudos lierários |
tarsillacouto@ufg.br |
Valéria Cristina Bezerra |
O impacto da tradução nas literaturas nacionais e na circulação internacional de romances |
|
Vânia Cristina Casseb Galvão |
1. O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguístico – fase II- Aplicação Rede Itália 2. Rede de estudos de língua Portuguesa ao redor do mundo: o português brasileiro em contexto italiano |
vania_galvao@ufg.br |
Wilson José Flores Júnior |
Literatura, ensaio e materialismo dialético |
wfloresjr@ufg.br |
Última atualização: 26/04/2022, às 16h.
Nesta lista constam os projetos vinculados à Faculdade de Letras, como unidade principal no SIGAA, com situação “em andamento” ou em alguma das fases de sua tramitação. Não constam os projetos com situação “gravado” ou “finalizado”.
Se o seu projeto está cadastrado no SIGAA com situação “em andamento” e não consta nesta lista ou se deseja solicitar correção de algum dado, por favor, entre em contato por este e-mail: pesquisafl@gmail.com