Projetos de Pesquisa - Faculdade de Letras

 

      Coordenação

Projeto (s) de Pesquisa

E-mail

André Marques do Nascimento

  Letramentos acadêmicos em zonas de contato: trajetórias de estudantes indígenas na pós-gradução

andremarques@ufg.br

Alba Cristhiane Santana

  Significações sobre a Psicologia Escolar e Educacional: desafios e possibilidades em contextos educativos de Goiânia

alba_mata@ufg.br

Ana Beatriz Barbosa de Souza

  Identidades, religião e o ensino-aprendizagem de línguas

ana.souza@ufg.br

Antonio Corbacho Quintela

   A concepção do turismo no estado novo e as viagens, e os livros de viagem, de galegos no Brasil

corbachoq@ufg.br

 Alexandre Ferreira  Costa

Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira

alexandrecosta@ufg.br

 

Allice Tolledo Lima da Silveira

Os discursos sobre o português do/no Brasil: língua, raça e história

allicetoledo@ufg.br

 Aline da Cruz

O Mistério do Nheengatu: Pidgin, crioulo ou uma língua descendente do Tupinambá?

acruz@ufg.br

Andréa dos Guimarães de Carvalho

1. Ensino de LIBRAS na creche escola e no ensino fundamental

2. Construção de materiais didáticos para o ensino de LIBRAS L1 E L2 na creche escola e primeira fase do ensino fundamental

andrea_carvalho@ufg.br

 Arthur Ângelo Bispo de Oliveira

1. Monitoramento da Biodiversidade nos municípios de Niquelândia e Barro Alto, GO

2. Aves do estado de Goiás: informação para conservação

arthurbispo@ufg.br

Carla Janaína Figueredo

Língua-sistema versus língua-discurso: dialógos entre pilares da arquitetônica de Bakhtin e a formação linguística-docente de graduandos em Letras-Inglês da UFG

carlajanaina@ufg.br

Carlos Abs da Cruz Bianchi

1. Araras de Goiânia

2. Aves em cavidades de cupinzeiros do cerrado

cbianchi@ufg.br

 Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva

Elaboração de materiais didáticos para aulas de Espanhol no ensino médio: a relação lingua(gem) e identidade (s) em foco

cleidimar@ufg.br

 Christiane Cunha de Oliveira 

A tipologia das línguas brasileiras

christianedeoliveira@ufg.br

 Diego Mauricio Barbosa

1. Qualidade na Tradução e Interpretação: Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa

2. Laboratório de tradução audiovisual acessível (LabTavi)

diego.barbosa@ufg.br

Dilys Karen Rees

A compreensão dos fluxos liguístico-culturais de textos literários canônicos e não canônicos: uma visão intercultural crítica

dilys@ufg.br

Edna Silva Faria

1. Semiótica, semissimbolismo e multimodalidade: o símbolo e as diversas linguagens

2. Das Paixões à Afetividade – uma historiografia do percurso passional e afetivo

edna_faria@ufg.br

Elena Ortiz Preuss

1. Interação entre funções executivas e desenvolvimento linguístico típico e atípico de L1 e/ou L2

2. Interação entre diferenças individuais e intervenções pedagógicas na aquisição de segunda língua

3. Desempenho linguístico de pessoas com demência frontotemporal: uma análise neuropsicolinguística

elena@ufg.br

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes

CRIARCONTEXTO: estudos linguísticos nas interfaces entre texto, discurso e ensino

elianemarquez@uol.com.br

Elza Kioko N. M.do Couto

NELIM: Estudos da linguagem, ecolinguística e a língua como interação imaginário, memória, nas modalidades do texto literário, midiático, oral e coloquial

elza.couto@ufg.br

Fabiane Ferreira da Silva Moraes

1. Construções discursivas sobre a surdez: análise do discurso oficial

2. Variantes geográficas na Língua Brasileira de Sinais

fabianemoraes@ufg.br

Flávio Pereira Carmargo

Formas e tendências da narrativa brasileira contemporânea

flaviocamargo@ufg.br

Francisco José Quaresma de Figueiredo

1. Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais

2. Ser brasileiro em Portugal: relatos de experiências de aprendizagem dos participantes do Programa de Licenciatura Internacional (PLI)

franciscofigueiredo@ufg.br

Gláucia Vieira Cândido

Reconstrução histórica da família pano: uma proposta de proto-formas fonológicas e lexicais

glaucia_candido@ufg.br

 Gláucia Xavier dos Santos Paiva

A percepção dos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior sobre a disciplina de LIBRAS ofertada nos cursos de formação de professores

glaucia.paiva@ufg.br
Hildomar José de Lima

1. Educação linguística para a formação docente na pluridiversidade: uma análise da Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos – MEC/2021

2. Translinguajamentos: traduzindo realidadessociolinguísticas transculturais

hildomar_lima@ufg.br
Jamesson Buarque de Souza

Poesia das Margens

jamesson@ufg.br

Joana Plaza Pinto

Sobre metapragmáticas, subjetivação e redistribuição da materialidade semiótica entre estudantes migrantes

joplazapinto@ufg.br

Jorge Alves Santanta

Marcadores da alteridade em acontecimentos socioestéticos transversais nos Estudos Literários e Culturais

lcaj@ufg.br

Juliana Guimarães Faria

Formação de tradutores e intépretes de língua brasileira de sinais – língua portuguesa: um estudo sobre política, perfil docente, materiais didáticos e estado do conhecimento

 julianagf@ufg.br

Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel

Literatura brasileira e narrativas juvenis brasileiras contemporâneas em três vertentes: especificidades estéticas, circulação editorial e recepção do jovem leitor

larissacruvinel@ufg.br

Leila Borges Dias Santos

Judaísmo e mística em Clarice Lispector

borges_leila@ufg.br

 Leosmar Aparecido da Silva

O Português Brasileiro numa perspectiva cognitivo-funcional: descrição, análise linguística e ensino

silva515@ufg.br

Lilian Abram dos Santos 

A pesquisa em linguística indígena no Brasil: um estado da arte

lilian_abram@ufg.br

Lílian Virgínia Pôrto

Tradução e Gênero no Canadá e seus desdobramento

lilianporto@ufg.br
Lucielena Mendonça de Lima

Discursos sobre os processos de ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas

llima@ufg.br

 Marcelo Ferraz de Paula

Lírica e testemunho

marcelo2867@ufg.br

Márcia Machado

Etnopsicanálise e Literatura

marciamachado9@gmail.com

Marcilene Pelegrine Gomes

As políticas curriculares para educação básica no Brasil: textos e contextos

professoramarcilene@ufg.br

Mariângela Estelita Barros

Contextos ortográficos do sistema ELIS – reflexões linguísticas

estelita@ufg.br

Marco Antônio Almeida Ruiz

Discurso e(m) redes digitais: acontecimento e memória

marcoalmeida@ufg.br

 Margarida Rosa Ávares

Os estudos da fala em interação e dos elementos culturais em contextos de ensino e aprendizagem de língua espanhola

margarida@ufg.br
Mirian Santos de Cerqueira

Estágio curricular obrigatório no curso de licenciatura em português da faculdade de Letras da UFG: investigação, tecnologia e inovação

mirian_cerqueira@ufg.br
Mônica Veloso Borges

Práticas decoloniais de letramento em línguas indígenas

mvborges@ufg.br

 Neuda Alves do Lago

Literatura e Cinema – o espaço intersemiótico

neudalago@ufg.br

Neuma Chaveiro

1. Construção e validação de um instrumento para avaliação da atenção farmacêutica

2. Educação bilíngue e ensino/aprendizagem das línguas de sinais

3. Qualidade de vida de praticantes de Pilates no município de Goiânia

 

neumachaveiro@ufg.br

Patrícia Roberta de Almeida C. Machado

Meios e formas de socialização digital: em foco as tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de línguas

patriciaracm@ufg.br

Paulo Antônio Vieira Junior

Estudos sobre o erotismo crítico e autocrítico na poesia brasileira de autoria feminina

pauloantvie@ufg.br

 Priscila Renata Gimenez

Literatura, Imprensa e Tradução

priscilagimenez@ufg.br

Renata Cristina Vilaça Cruz

1. O mercado de trabalho de tradução e interpretação de língua brasileira de sinais: implicações para a formação

2. Formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais-língua portuguesa

renatavilaca@ufg.br

Renata Rocha Ribeiro

Memórias da ditadura no romance brasileiro contemporâneo

renatarribeiro@ufg.br

Renata Rodrigues de Oliveira Garcia

Sinais terminológicos da traumatologia e ortopedia: uma proposta de glossário virtual bilíngue Língua Portuguesa (LP) – Língua de Sinais Brasileira (LSB)

renata.garcia@ufg.br

Rodrigo Seixas Pereira Barbosa

Por uma análise argumentativa integrada: estudos linguísticos-discursivos de consensos e dissensos no século XX e XXI

rodrigo.seixas@ufg.br

Rodrigo Vieira Marques

1. A experiência do Pathos entre Fenomenologia e Psicanálise: estudos sobre o sofrimento humano

2. Subjetividade, memória e escrita no simbolismo francês

rodrigomarques@ufg.br

 Rogério Santana

Narrativas em tempos contemporâneos

rsantos@ufg.br

 Rubens Damasceno-Morais

A dinâmica do discurso argumentativo – Estudo de interações agonais

damasceno.morais@ufg.br

Rogério Max Canedo

Literatura, história e formação social nas literaturas de língua portuguesa

max_canedo@ufg.br

 Rosane Rocha Pessoa

1. Praxiologias críticas, decoloniais e pós-humanistas na educação linguística e na formação de professoras/es de línguas

2. Perspectivas decolonais na formação de professoras/es de língua inglesa do estado de Goiás

pessoarosane@gmail.com

Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira

   1. INTER)AÇÕES: texto, discurso e leitura inter-relacionados com práticas de ensino de linguagem

   2. DICE em Rede: Discurso, Cultura e Ensino

  3. Linguística Forense: processos, estratégias e controbuições para Ciências Forenses

rosangela.carreira@ufg.br
Sebastião Elias Milani

1. A manifestação do pensamento na criação da sociedade

2. Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás: historiografia-linguística da língua de Goiás na perspectiva da sociolinguística cognitiva

sebas@ufg.br
Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

1. Geografias Culturais Ibero-Americanas: Paisagens, Contato, Linguagens

2. Antologia comentada da crítica portuguesa de João Cabral de Melo neto

solange_fiuza_yokozawa@ufg.br

Tânia Ferreira Rezende

1. Práticas interculturais de letramento no pluralismo sociolinguístico

2. Português indígena do Brasil Central: documentação e estudo das práticas sociolinguísticas dos aldeamentos indígenas de Goiás

taferez@ufg.br

Tarsilla Couto de Britto

Modos e problemas de representação da crise da literatura: um desafio aos estudos lierários

tarsillacouto@ufg.br

Valéria Cristina Bezerra

O impacto da tradução nas literaturas nacionais e na circulação internacional de romances

valeria_bezerra@ufg.br

Vânia Cristina Casseb Galvão

1. O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguístico – fase II- Aplicação Rede Itália

2. Rede de estudos de língua Portuguesa ao redor do mundo: o português brasileiro em contexto italiano

vania_galvao@ufg.br

Wilson José Flores Júnior

Literatura, ensaio e materialismo dialético

wfloresjr@ufg.br

Última atualização: 26/04/2022, às 16h.

Nesta lista constam os projetos vinculados à Faculdade de Letras, como unidade principal no SIGAA, com situação “em andamento” ou em alguma das fases de sua tramitação. Não constam os projetos com situação “gravado” ou “finalizado”.

Se o seu projeto está cadastrado no SIGAA com situação  “em andamento” e não consta nesta lista ou se deseja solicitar correção de algum dado, por favor, entre em contato por este e-mail: pesquisafl@gmail.com