Projetos de Pesquisa da FL
Coordenação |
Projeto (s) de Pesquisa |
|
Alba Christhiane Santana da Mata |
Significações sobre a Psicologia Escolar e Educacional: desafios e possibilidades em contextos educativos em Goiânia |
|
Alexandre Ferreira Costa
|
Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira |
|
Allice Toledo Lima da Silveira
|
Os Discursos sobre o português do/no Brasil: língua, raça e história |
|
Aline da Cruz
|
O Mistério do Nheengatu: Pidgin, crioulo ou uma língua descendente do Tupinambá? |
|
Ana Beatriz Barbosa de Souza
|
Identidades, religião e o ensino-aprendizagem de línguas |
|
Andréa dos Guimarães de Carvalho
|
1. Ensino de LIBRAS na creche escola e no ensino fundamental 2. Construção de materiais didáticos para o ensino de LIBRAS L1 E L2 na creche escola e primeira fase do ensino fundamental |
|
Andrey Nikulin
|
Aplicações do método comparativo às línguas indígenas sul-americanas: em busca de relações de parentesco distante |
|
Antón Corbacho Quintela
|
A concepção do turismo no estado novo e as viagens, e os livros de viagem, de galegos no Brasil |
|
Arthur Ângelo Bispo de Oliveira |
1. Monitoramento da Biodiversidade nos municípios de Niquelândia e Barro Alto, GO 2. Aves do estado de Goiás: informação para conservação
|
|
Candice Marques de Lima
|
Formação de professores e a constituição do professor inclusivo |
|
Carlos Abs da Cruz Bianchi
|
1. Araras de Goiânia 2. Aves em cavidades de cupinzeiros do cerrado |
|
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva
|
Elaboração de materiais didáticos para aulas de Espanhol no ensino médio: a relação lingua(gem) e identidade (s) em foco |
|
Christiane Cunha de Oliveira
|
A tipologia das línguas brasileiras |
|
Diego Mauricio Barbosa
|
1. Laboratório de tradução audiovisual acessível (LabTavi) 2. Núcleo de Estudos e Práticas em Tradução e Interpretação de Libras - NEPTILS |
|
Dilys Karen Rees
|
A compreensão dos fluxos liguístico-culturais de textos literários canônicos e não canônicos: uma visão intercultural crítica |
|
Edna Faria
|
1. Das Paixões à Afetividade – uma historiografia do percurso passional e afetivo 2. Semiótica, semissimbolismo e multimodalidade: o símbolo e as diversas linguagens |
|
Elena Ortiz Preuss
|
1. Aquisição e processamento linguístico: uma pesquisa na interface entre Psicolinguística e Educação 2. Processamento de frases com o verbo gustar por brasileiros aprendizes de espanhol como L2 |
|
Elza Kioko N. M.do Couto
|
NELIM: Estudos de linguagem, ecolinguística e a língua como interação imaginário, memória, nas modalidades do texto literário, midiático, oral e coloquial |
|
Fabiane Ferreira da Silva Moraes
|
1. Reflexões sobre a escrita da Língua de Sinais (ELIS) e o ensino de Libras 2. Variantes geográficas na Língua Brasileira de Sinais |
|
Flávio Pereira Camargo
|
Formas e tendências da narrativa brasileira contemporânea |
|
Francisco José Quaresma de Figueiredo
|
Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais |
|
Gabriel Brito Amorim
|
The teachers’hub: educação linguística, internacionalização, tecnologia, avaliação e formação de professores (2022-2027) |
|
Gláucia Vieira Cândido
|
Reconstrução histórica da família pano: uma proposta de proto-formas fonológicas e lexicais |
|
Hildomar José de Lima |
1. Translinguajamentos: traduzindo realidades sociolinguísticas transculturais 2. Educação linguística para a formação docente na pluridiversidade: uma análise da Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos – MEC/2021 |
|
Jamesson Buarque de Souza
|
Poesia das Margens |
|
Joana Plaza Pinto
|
Sobre metapragmáticas, subjetivação e redistribuição da materialidade semiótica entre estudantes migrantes |
|
Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel
|
1. A formação humana em seis anos de narrativas juvenis premiadas (2019-2024) 2. Literatura brasileira e narrativas juvenis brasileiras contemporâneas em três vertentes: especificidades estéticas, circulação editorial e recepção do jovem leitor |
|
Layane Rodrigues de Lima
|
Currículos de formação inicial de professores de português como segunda língua para surdos em instituições de ensino superior brasileiras |
|
Leila Borges Dias Santos
|
Judaísmo e mística em Clarice Lispector |
|
Leosmar Aparecido da Silva
|
O Português Brasileiro numa perspectiva cognitivo-funcional: descrição, análise linguística e ensino |
|
Lílian Virgínia Pôrto
|
Tradução e Gênero no Canadá e seus desdobramentos |
|
Lucielena Mendonça de Lima
|
Discursos sobre os processos de ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas |
|
Marcelo Ferraz de Paula |
1. Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia 2. Lírica e testemunho
|
|
Márcia Machado
|
Etnopsicanálise e Literatura |
|
Marcilene Pelegrine Gomes
|
As políticas curriculares para educação básica no Brasil: textos e contextos |
|
Mariângela Estelita Barros
|
Contextos ortográficos do sistema ELIS – reflexões linguísticas |
|
Mário André Coelho da Silva
|
Uma descrição da língua Krenák |
|
Marco Antônio Almeida Ruiz
|
Discurso e(m) redes digitais: caminhos para a construção de uma web-memória do discurso no/do Brasil |
|
Margarida Rosa Álvares
|
Os estudos da fala em interação e dos elementos culturais em contextos de ensino e aprendizagem de língua espanhola |
|
Mirian Santos de Cerqueira |
1. Estágio em ensino de língua portuguesa: objetos teórico-metodológicos e transposição didática em foco 2. Psicolinguística experimental: fundamentos, métodos e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na Educação |
|
Mônica Veloso Borges
|
Práticas decoloniais de letramento em línguas indígenas |
|
Neuda Alves do Lago
|
1. A educação em literatura e língua 2. Literatura e Cinema – o espaço intersemiótico |
|
Neuma Chaveiro
|
Atenção integral à saúde do surdo |
|
Patrícia Roberta de Almeida C. Machado
|
Meios e formas de socialização digital: em foco as tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de línguas |
|
Paulo Antônio Vieira Junior
|
Estudos sobre o erotismo crítico e autocrítico na poesia brasileira de autoria feminina |
|
Priscila Renata Gimenez
|
Literatura e imprensa: escritas, traduções e representações |
|
Quintino Martins de Oliveira
|
Aprendizagem colaborativa de Libras: um estudo com alunos do curso de Letras: Tradução e Interpretação de Libras/Português da UFG |
|
Renata Cristina Vilaça Cruz
|
O mercado de trabalho de tradução e interpretação de língua brasileira de sinais: implicações para a formação |
|
Renata Rocha Ribeiro
|
Memórias da ditadura no romance brasileiro contemporâneo |
|
Rodrigo Seixas Pereira Barbosa
|
Por uma análise argumentativa integrada: estudos linguísticos-discursivos de consensos e dissensos no século XX e XXI |
|
Rodrigo Vieira Marques
|
A experiência do Pathos entre Fenomenologia e Psicanálise: estudos sobre o sofrimento humano |
|
Rogério Santana
|
Narrativas em tempos contemporâneos |
|
Rogério Max Canedo |
Literatura, história e formação social nas literaturas de língua portuguesa |
|
Rubens Damasceno-Morais
|
A dinâmica do discurso argumentativo – Estudo de interações agonais |
|
Rosane Rocha Pessoa
|
Praxiologias críticas, decoloniais e pós-humanistas na educação linguística e na formação de professoras/es de línguas |
|
Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira
|
1. DICE em Rede: Discurso, Cultura e Ensino (2021-2026) 2. Linguística Forense: processos, estratégias, análises e contribuições para Ciências Forenses |
|
Sebastião Elias Milani |
1. A manifestação do pensamento na criação da sociedade 2. Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás: historiografia-linguística da língua de Goiás na perspectiva da sociolinguística cognitiva |
|
Solange Fiuza Cardoso Yokozawa |
1. João Cabral e Lauro Escorel – Correspondência 2. Geografias Culturais Ibero-Americanas: Paisagens, Contato, Linguagens 3. Antologia comentada da crítica portuguesa de João Cabral de Melo Neto |
|
Tânia Ferreira Rezende |
1. Práticas interculturais de letramento no pluralismo sociolinguístico 2. Português indígena do Brasil Central: documentação e estudo das práticas sociolinguísticas dos aldeamentos indígenas |
|
Tarsilla Couto de Britto
|
1. A literatura escrita por mulheres na América Latina 2. Modos e problemas de representação da crise da literatura: um desafio aos estudos literários |
|
Valéria Cristina Bezerra
|
O papel da tradução nas literaturas nacionais e na circulação internacional de romances |
|
Vânia Cristina Casseb Galvão
|
O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguístico – fase II- Aplicação Rede Itália |
|
Wilson José Flores Júnior
|
Literatura, ensaio e materialismo dialético |
Nesta lista, constam os projetos vinculados à Faculdade de Letras, como unidade principal no SIGAA, com situação “em andamento”. Se o seu projeto não está na lista e está com situação “em andamento” no SIGAA ou se deseja solicitar correção de algum dado, por favor, entre em contato por este e-mail: pesquisa.letras@ufg.br