Projetos de Pesquisa da FL

 

Coordenação

Projeto (s) de Pesquisa

E-mail

Alba Christhiane Santana da Mata

Significações sobre a Psicologia Escolar e Educacional: desafios e possibilidades em contextos educativos em Goiânia

alba_mata@ufg.br 

Alexandre Ferreira  Costa

 

Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira

alexandrecosta@ufg.br 

Allice Toledo Lima da Silveira

 

Os Discursos sobre o português do/no Brasil: língua, raça e história

allicetoledo@ufg.br 

Aline da Cruz

 

O Mistério do Nheengatu: Pidgin, crioulo ou uma língua descendente do Tupinambá?

acruz@ufg.br 

Ana Beatriz Barbosa de Souza

 

Identidades, religião e o ensino-aprendizagem de línguas

ana.souza@ufg.br 

Andréa dos Guimarães de Carvalho

 

1. Ensino de LIBRAS na creche escola e no ensino fundamental

2. Construção de materiais didáticos para o ensino de LIBRAS L1 E L2 na creche escola e primeira fase do ensino fundamental

andrea_carvalho@ufg.br 

Andrey Nikulin

 

Aplicações do método comparativo às línguas indígenas sul-americanas: em busca de relações de parentesco distante

nikulin@ufg.br 

Antón Corbacho Quintela

 

A concepção do turismo no estado novo e as viagens, e os livros de viagem, de galegos no Brasil

corbachoq@ufg.br 

Arthur Ângelo Bispo de Oliveira

1. Monitoramento da Biodiversidade nos municípios de Niquelândia e Barro Alto, GO

2.  Aves do estado de Goiás: informação para conservação

 

arthurbispo@ufg.br 

Candice Marques de Lima

 

Formação de professores e a constituição do professor inclusivo

candice_marques@ufg.br 

Carlos Abs da Cruz Bianchi

 

1. Araras de Goiânia

2. Aves em cavidades de cupinzeiros do cerrado

cbianchi@ufg.br 

Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva

 

Elaboração de materiais didáticos para aulas de Espanhol no ensino médio: a relação lingua(gem) e identidade (s) em foco

cleidimar@ufg.br

Christiane Cunha de Oliveira 

 

A tipologia das línguas brasileiras

christianedeoliveira@ufg.br

Diego Mauricio Barbosa

 

1. Laboratório de tradução audiovisual acessível (LabTavi)

2. Núcleo de Estudos e Práticas em Tradução e Interpretação de Libras - NEPTILS

diego.barbosa@ufg.br 

Dilys Karen Rees

 

A compreensão dos fluxos liguístico-culturais de textos literários canônicos e não canônicos: uma visão intercultural crítica

dilys@ufg.br 

Edna Faria

 

1. Das Paixões à Afetividade – uma historiografia do percurso passional e afetivo

2. Semiótica, semissimbolismo e multimodalidade: o símbolo e as diversas linguagens

edna_faria@ufg.br

 

Elena Ortiz Preuss

 

1. Aquisição e processamento linguístico: uma pesquisa na interface entre Psicolinguística e Educação

2. Processamento de frases com o verbo gustar por brasileiros aprendizes de espanhol como L2

elena@ufg.br

Elza Kioko N. M.do Couto

 

NELIM: Estudos de linguagem, ecolinguística e a língua como interação imaginário, memória, nas modalidades do texto literário, midiático, oral e coloquial

elza.couto@ufg.br 

Fabiane Ferreira da Silva Moraes

 

1. Reflexões sobre a escrita da Língua de Sinais (ELIS) e o ensino de Libras

2. Variantes geográficas na Língua Brasileira de Sinais

fabianemoraes@ufg.br 

Flávio Pereira Camargo

 

Formas e tendências da narrativa brasileira contemporânea

flaviocamargo@ufg.br 

Francisco José Quaresma de Figueiredo

 

Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais

franciscofigueiredo@ufg.br 

Gabriel Brito Amorim

 

The teachers’hub: educação linguística, internacionalização, tecnologia, avaliação e formação de professores (2022-2027)

gabriel_amorim@ufg.br 

Gláucia Vieira Cândido

 

Reconstrução histórica da família pano: uma proposta de proto-formas fonológicas e lexicais

glaucia_candido@ufg.br 

Hildomar José de Lima

1. Translinguajamentos: traduzindo realidades sociolinguísticas transculturais

2. Educação linguística para a formação docente na pluridiversidade: uma análise da Proposta curricular para o ensino de português escrito como segunda língua para estudantes surdos – MEC/2021

hildomar_lima@ufg.br 

Jamesson Buarque de Souza

 

Poesia das Margens

jamesson@ufg.br 

Joana Plaza Pinto

 

Sobre metapragmáticas, subjetivação e redistribuição da materialidade semiótica entre estudantes migrantes

joplazapinto@ufg.br 

 

Larissa Warzocha Fernandes Cruvinel

 

1. A formação humana em seis anos de narrativas juvenis premiadas (2019-2024)

2. Literatura brasileira e narrativas juvenis brasileiras contemporâneas em três vertentes: especificidades estéticas, circulação editorial e recepção do jovem leitor

larissacruvinel@ufg.br 

Layane Rodrigues de Lima

 

Currículos de formação inicial de professores de português como segunda língua para surdos em instituições de ensino superior brasileiras

layanelima@ufg.br 

 

Leila Borges Dias Santos

 

Judaísmo e mística em Clarice Lispector

borges_leila@ufg.br

 

Leosmar Aparecido da Silva

 

O Português Brasileiro numa perspectiva cognitivo-funcional: descrição, análise linguística e ensino

silva515@ufg.br 

Lílian Virgínia Pôrto

 

Tradução e Gênero no Canadá e seus desdobramentos

lilianporto@ufg.br 

Lucielena Mendonça de Lima

 

Discursos sobre os processos de ensino-aprendizagem e formação de professores de línguas

llima@ufg.br 

Marcelo Ferraz de Paula

1. Memorial poético dos anos de chumbo: levantamento, análise e antologia

2.  Lírica e testemunho

 

marcelo2867@ufg.br 

Márcia Machado

 

Etnopsicanálise e Literatura

marciamachado9@gmail.com 

Marcilene Pelegrine Gomes

 

As políticas curriculares para educação básica no Brasil: textos e contextos

professoramarcilene@ufg.br 

Mariângela Estelita Barros

 

Contextos ortográficos do sistema ELIS – reflexões linguísticas

estelita@ufg.br 

Mário André Coelho da Silva

 

Uma descrição da língua Krenák

 

Marco Antônio Almeida Ruiz

 

Discurso e(m) redes digitais: caminhos para a construção de uma web-memória do discurso no/do Brasil

marcoalmeida@ufg.br 

Margarida Rosa Álvares

 

Os estudos da fala em interação e dos elementos culturais em contextos de ensino e aprendizagem de língua espanhola

margarida@ufg.br 

Mirian Santos de Cerqueira

1. Estágio em ensino de língua portuguesa: objetos teórico-metodológicos e transposição didática em foco

2. Psicolinguística experimental: fundamentos, métodos e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na Educação

mirian_cerqueira@ufg.br 

 

Mônica Veloso Borges

 

Práticas decoloniais de letramento em línguas indígenas

mvborges@ufg.br 

 

Neuda Alves do Lago

 

1. A educação em literatura e língua

2. Literatura e Cinema – o espaço intersemiótico

neudalago@ufg.br

 

Neuma Chaveiro

 

Atenção integral à saúde do surdo

neumachaveiro@ufg.br 

 

Patrícia Roberta de Almeida C. Machado

 

Meios e formas de socialização digital: em foco as tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de línguas

patriciaracm@ufg.br 

 

Paulo Antônio Vieira Junior

 

Estudos sobre o erotismo crítico e autocrítico na poesia brasileira de autoria feminina

pauloantvie@ufg.br 

 

Priscila Renata Gimenez

 

Literatura e imprensa: escritas, traduções e representações

priscilagimenez@ufg.br 

 

Quintino Martins de Oliveira

 

Aprendizagem colaborativa de Libras: um estudo com alunos do curso de Letras: Tradução e Interpretação de Libras/Português da UFG

quintino_oliveira@ufg.br 

 

Renata Cristina Vilaça Cruz

 

O mercado de trabalho de tradução e interpretação de língua brasileira de sinais: implicações para a formação

renatavilaca@ufg.br 

 

Renata Rocha Ribeiro

 

Memórias da ditadura no romance brasileiro contemporâneo

renatarribeiro@ufg.br 

 

Rodrigo Seixas Pereira Barbosa

 

Por uma análise argumentativa integrada: estudos linguísticos-discursivos de consensos e dissensos no século XX e XXI

rodrigo.seixas@ufg.br 

 

Rodrigo Vieira Marques

 

A experiência do Pathos entre Fenomenologia e Psicanálise: estudos sobre o sofrimento humano

rodrigomarques@ufg.br 

 

Rogério Santana

 

Narrativas em tempos contemporâneos

rsantos@ufg.br

Rogério Max Canedo

Literatura, história e formação social nas literaturas de língua portuguesa

max_canedo@ufg.br 

 

 

Rubens Damasceno-Morais

 

A dinâmica do discurso argumentativo – Estudo de interações agonais

damasceno.morais@ufg.br

 

Rosane Rocha Pessoa

 

Praxiologias críticas, decoloniais e pós-humanistas na educação linguística e na formação de professoras/es de línguas

pessoarosane@gmail.com

                

 

Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira

 

1. DICE em Rede: Discurso, Cultura e Ensino (2021-2026)

2. Linguística Forense: processos, estratégias, análises e contribuições para Ciências Forenses

rosangela.carreira@ufg.br

Sebastião Elias Milani

1. A manifestação do pensamento na criação da sociedade

2. Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás: historiografia-linguística da língua de Goiás na perspectiva da sociolinguística cognitiva

sebas@ufg.br 

Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

1. João Cabral e Lauro Escorel – Correspondência

2.  Geografias Culturais Ibero-Americanas: Paisagens, Contato, Linguagens

3. Antologia comentada da crítica portuguesa de João Cabral de Melo Neto

solange_fiuza_yokozawa@ufg.br 

Tânia Ferreira Rezende

1. Práticas interculturais de letramento no pluralismo sociolinguístico

2. Português indígena do Brasil Central: documentação e estudo das práticas sociolinguísticas dos aldeamentos indígenas

taferez@ufg.br 

 

Tarsilla Couto de Britto

 

1. A literatura escrita por mulheres na América Latina

2. Modos e problemas de representação da crise da literatura: um desafio aos estudos literários

tarsillacouto@ufg.br 

 

Valéria Cristina Bezerra

 

O papel da tradução nas literaturas nacionais e na circulação internacional de romances

valeria_bezerra@ufg.br

 

Vânia Cristina Casseb Galvão

 

O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguístico – fase II- Aplicação Rede Itália

vania_galvao@ufg.br 

 

Wilson José Flores Júnior

 

Literatura, ensaio e materialismo dialético

wfloresjr@ufg.br 

 

Nesta lista, constam os projetos vinculados à Faculdade de Letras, como unidade principal no SIGAA, com situação “em andamento”. Se o seu projeto não está na lista e está com situação “em andamento” no SIGAA ou se deseja solicitar correção de algum dado, por favor, entre em contato por este e-mail: pesquisa.letras@ufg.br